Estante Lunar - O Livro Celta da Vida e da Morte

2 comments

Estante Lunar - O Livro Celta da Vida e da Morte - Juliette Wood


Juliette Wood é Diretora da Sociedade de Folclore do Instituto de Warburg, associado à universidade de Londres. É palestrante na Escola de Gales - Universidade de Cardiff e estudou a literatura Celta e o seu folclore nas Universidades da Pensilvânia, Gales e Oxford. Sua vasta experiência na área permitiu a criação de diversos livros acerca da cultura Celta, suas Deusas e Deuses e sua mitologia. Um destes livros é o fantástico "O Livro Celta da Vida e da Morte - Deuses, Heróis, Druidas, Fadas, Terras Misteriosas e a Sabedoria dos Povos Celtas" que ilustra o Estante Lunar de hoje e é indispensável para entender melhor a Wicca.


A cultura Celta e seu legado


"O Livro Celta da Vida e da Morte" contém seis capítulos bastante abrangentes à respeito da cultura, da mitologia e dos costumes Celtas, bem como algumas adaptações que foram feitas após a cristianização e o ponto de vista dos Romanos. Nestes capítulos encontramos poemas épicos traduzidos que retratam os aspectos morais e culturais através de heróis e heroínas, feiticeiras, animais e locais mágicos. Também encontramos registros históricos que mostram o quão ligada à questão de vida e morte a cultura Celta era. O que faz do livro algo ainda mais incrível é que ele é todo ilustrado, trazendo desenhos originais da edição e também imagens de artefatos e relíquias reais.

A obra expõe de forma bastante direta aspectos sociais como a importância e força das mulheres, aspectos místicos como a magia encontrada nos animais, a capacidade de se prever o futuro ao observar a natureza e a importância do conhecimento solar e lunar. Presente em todos os momentos está a existência do "Outro Mundo" onde vivem os Encantados e os espíritos dos ancestrais. Este mundo que pode ser acessado livremente por alguns animais e alguns magos, fica totalmente conectado ao nosso durante o Sabbath Samhain e Beltane.

Rico em simbologia, a obra também traz a importância de diversos símbolos e amuletos para os Celtas como a Excalibur, o número 3, a água e o caldeirão, por exemplo.

Deusas, Deuses e Heróis Celta

Ao longo dos capítulos do livro nos deparamos com diversas Deusas, diversos Deuses, vários heróis, inimigos e animais mágicos. Através da leitura conhecemos o bardo Taliesin; o herói Cuchulainn que trava uma batalha contra a Deusa Morrigan; a Deusa Anciã que representa o ciclo da vida e controla a natureza Cailleach Bheara; a Deusa Mãe injustiçada Rhiannon; o Deus da Natureza Cernunnos; a Deusa Urso Artio; o fin-folk, povo com barbatana que vive nas ilhas ao redor da Escócia; o Mago Merlin; a feiticeira Ceridwen; o Druida Divitiacus e muitos outros nomes importantes que são lembrados até hoje.

Conhecemos e viajamos por ilhas mágicas ao redor da Escócia e Irlanda, visitamos o túmulo do Deus Dagda que se encontra em Newgrange na Irlanda e que também é um portal para o Outro Mundo e acompanhamos as jornadas de heróis, poetas e bardos, a história de Lugh, o resgate de Mabon e muito mais.

O Livro Celta da Vida e da Morte traz não só uma enxurrada de conhecimento à respeito desta cultura magnífica, como também ilustra em todas as suas páginas estes aspectos e facilita nossa viagem para estas terras tão distantes de nós geograficamente, porém bem próximas energeticamente. É sem dúvida uma leitura obrigatória a quem estuda o paganismo em geral, a Wicca e sua Roda do Ano e os Celtas.



Título original: The Celtic Book of Living and Dying
Título em português: O Livro Celta da Vida e da Morte
Autora: Juliette Wood
Editora: Pensamento
Tradução: Denise C. Rocha Delela
ISBN: 978-85-315-1742-6
Número de Páginas: 136