Magia e Paganismo: Origem dos nomes dos dias da semana

Leave a Comment
Wicca e Paganismo: Origem dos nomes dos dias da semana


Apesar de todos os esforços por parte do cristianismo em destruir evidências do paganismo, dos múltiplos deuses e da adoração à natureza, muitas características conseguiram sobreviver ao tempo. Uma delas, que nos remete diretamente à Bruxaria, é a origem dos nomes dos dias da semana. Diferente do português onde eles possuem origem cristã e são reduzidos às "feiras", sendo apenas Sábado e Domingo diferenciados, no inglês - e em diversos outros idiomas - os dias da semana são relacionados à natureza, às Deusas e aos Deuses.

Paganismo e os dias da semana

Os nomes dos sete dias da semana tem origens pagãs similares em diferentes culturas ao redor do mundo. Nos países europeus que compartilhavam o conhecimento dos povos Nórdicos, a semelhança é ainda mais acentuada. Também é possível encontrar semelhanças no oriente. Com a cristianização da Europa, os primeiros povos a mudarem os nomes dos dias da semana, com o intuito de retirar as referências ao paganismo, à natureza e aos Deuses, foram os Portugueses.

Veremos a seguir os dias da semana e algumas das referências:



Símbolo alquimista - Sol
Dia do Sol - Domingo - Sunday


O Domingo em português origina-se de "Dies Domenica", termo em latim para Dia do Senhor. Diz a bíblia que foi neste dia que o senhor, após criar o mundo, descansou.

Porém, muito antes da bíblia existir, este dia era concedido ao Deus Sol. O "Dia do Sol", em inglês "Sun Day", também é reverenciado em diversas outras culturas e idiomas como: Sonntag (Alemão), Nichiyobi (Japonês), Zondag (Holandês), Söndag (Sueco) e Søndag (Dinamarquês e Norueguês).



Símbolo alquimista - Lua
Dia da Lua - Segunda-feira - Monday


No calendário cristão os dias de "feira" são assim chamados por serem os dias de trabalho e de compras. Durante o período medieval as pessoas costumavam comercializar produtos nestes dias.

Este dia, para a maioria dos povos, é concedido à Deusa, concedido à Lua. Em inglês, "Moon Day", este dia é considerado o primeiro dia da semana em diferentes culturas. Portanto, faz-se um ciclo onde a semana começa com a graça da Deusa e se encerra no dia do Deus, recomeçando com a Deusa mais uma vez. Outras culturas e idiomas que também dedicam o dia à Lua: Montag (Alemão), Getsuyobi (Japonês), Maandag (Holandês), Måndag (Sueco), Mandag (Dinamarquês e Norueguês), Lunes (Espanhol), Dilluns (Catalão), Lundi (Francês), Lunedi (Italiano) e Dies Lunae (Latim).

Símbolo alquimista - Marte
Dia de Marte - Terça-feira - Tuesday


Este dia é dedicado ao fogo e aos deuses que o representam. Na mitologia Nórdica este dia é concedido ao Deus Tyr, Deus da força e do heroísmo. Os correspondentes a este Deus nas mitologias Grega e Romana são, respectivamente, Ares e Marte, Deuses da Guerra.

O dia de Tyr, em inglês, "Tyr's Day", tem esta mesma referência em outros idiomas: Dienstag (Alemão), Kayobi (dia do fogo em Japonês), Dinsdag (Holandês), Tisdag (Sueco), Tirsdag (Dinamarquês e Norueguês), Martes (Espanhol), Dimarts (Catalão), Mardi (Francês), Martedi (Italiano) e Dies Martis (Latim).

Símbolo alquimista - Mercúrio
Dia de Mercúrio - Quarta-feira - Wednesday


Este dia é dedicado ao Deus nórdico Woden (Odin). A Odin eram atribuídos o poder do trabalho, do ganho financeiro, da poesia e da comunicação. Seu correspondente na mitologia Grega é Hermes e na Romana é Mercúrio.

O dia de Woden, em inglês, "Woden's Day", tem esta mesma referência em outros idiomas: Woensdag (Holandês), Onsdag (Sueco, Dinamarquês e Norueguês), Miércoles (Espanhol), Dimecres (Catalão), Mercredi (Francês), Mercoledi (Italiano) e Dies Mercurii (Latim).

Símbolo alquimista - Júpiter
Dia de Júpiter - Quinta-feira - Thursday


Este dia é dedicado ao Deus nórdico Thor, Deus do Trovão e do Céu. Seu correspondente nas mitologias Grega e Romana são, respectivamente, Zeus e Júpiter.

O dia de Thor, em inglês, "Thor's Day", também tem esta mesma referência em outros idiomas: Donnerstag (dia do trovão em Alemão), Donderdag (Holandês), Torsdag (Sueco, Dinamarquês e Norueguês),  Jueves (Espanhol), Dijous (Catalão), Jeudi (Francês), Giovedi (Italiano) e Dies Jovis (Latim).

Símbolo alquimista - Vênus
Dia de Vênus - Sexta-feira - Friday


Este dia é dedicado à Deusa Freyja, Deusa da beleza, da força e da sexualidade. Correspondentes a Freyja nas mitologias Grega e Romana estão, respectivamente, Afrodite e Vênus.

O dia de Freyja, em inglês, "Freyja's Day", também tem esta mesma referência em outros idiomas: Freitag (Alemão), Kinyoubi (Dia do Ouro em Japonês. Lembra que Freyja chorava lágrimas de ouro?), Vrijdag (Holandês), Fredag (Sueco, Dinamarquês e Norueguês), Viernes (Espanhol), Divendres (Catalão), Vendredi (Francês), Venerdi (Italiano) e Dies Veneris (Latim).

Símbolo alquimista - Saturno
Dia de Saturno - Sábado - Saturday


O Sábado em português tem origem no termo hebreu "Shabbat", o dia de descanso. Em todas as culturas cristianizadas este dia se refere ao dia de descanso referido na bíblia, o dia onde as pessoas podem ir a igreja com calma. Porém, contrariando a própria bíblia, o dia de descanso fixado pelos Apostólicos passa a ser Domingo, dia da ressurreição de Cristo. Em outros idiomas influenciados pela cristianização, Sábado é nomeado como: Sábado (Espanhol e Galego), Sabato (Italiano), Samedi (Francês) e Samstag (Alemão).

Contudo, antes da bíblia e dos cristãos, este dia era dedicado ao Deus Saturno na mitologia Romana ou ao Titã Crono na mitologia Grega. Ambos representam um dos filhos da Deusa Mãe Gaia, responsável pelo tempo. Para os povos nórdicos este dia não é atribuído a nenhum Deus ou Deusa, mas sim ao dia do banho, dia de se livrar das impurezas. O dia de Saturno, em inglês, "Saturn Day", tem suas variações: Dies Saturni (Latim) e Zaterdag (Holandês). Representando o dia do banho, temos: Lördag (Sueco) e Lørdag (Dinamarquês e Norueguês).

Dias da semana reduzidos ao comércio


Através de uma rápida análise é possível concluirmos que os nomes cristãos apenas valorizaram as atividades comerciais. Não é de se assustar que as igrejas funcionem como verdadeiras empresas, sempre visando o lucro.

Os dias da semana quando atribuídos aos Deuses, às Deusas e à Natureza conseguem carregar mais energia e mais sentimentos. Através deles sempre somos lembrados que não estamos sozinhos e de que os Deuses, as Deusas, os planetas e os elementos estão sempre trabalhando em nosso favor. Por isso devemos sempre compartilhar desta magia que a Natureza nos proporciona.

Abaixo segue um resumo do post para ser compartilhado.

)O(

Infográfico - Origem dos dias da semana
Infográfico - Origem dos dias da semana